Mário Coelho
O prazo para registro de voto em trânsito para presidente da República termina neste domingo (15). A solicitação é feita nos cartórios eleitorais, que funcionam em esquema de plantão. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 61.390 eleitores já se cadastraram para votar no primeiro turno. Outras 58.209 fizeram o procedimento para a segunda rodada.
A diferença entre os números é explicada, segundo o TSE, por conta do fato de eleitores afirmarem que não estarão presentes no seu domicílio eleitoral no primeiro turno, em 3 de outubro, mas que poderão comparecer em um eventual segundo turno, em 31 de outubro. Quem votar em trânsito para presidente da não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas Eleições 2010.
O período para o registro do voto em trânsito começou no dia 15 de julho em todos os cartórios eleitorais do país. Para se cadastrar, além de estar com suas obrigações eleitorais em dia, o eleitor deve comparecer portando título de eleitor e documento de identificação com foto e informar à Justiça Eleitoral em qual capital estará no dia da votação.
Caso o eleitor não possa comparecer no dia do pleito à seção especial para votar em trânsito, ele deverá justificar sua ausência em qualquer mesa receptora de justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar.