O prazo para a renovação do registro de armas de fogo na Polícia Federal (PF) termina amanhã (31), às 14h. Quem quiser fazer o processo pela internet pelo site da PF – clique aqui – ganha mais seis horas, ou seja, até 0h. Até o momento, de acordo com o Ministério da Justiça (MJ), foram recadastradas 107.892 armas, além de 21.292 novos registros, 56.415 tiveram a situação legalizada e 16.310 unidades foram entregues voluntariamente pelos proprietários.
Para evitar filas, o Ministério da Justiça recomenda aos donos de que usem o serviço de registro provisório disponível no site da Polícia Federal. O documento retirado da internet tem validade de 90 dias. Assim, quem não conseguir regularizar a situação até amanhã pode fazer isso nos três primeiros meses de 2009 isento de taxas.
A partir do dia 1º de janeiro, mesmo que o registro seja feito pela Internet, ele terá que desembolsar R$ 60, além de se submeter aos testes psicológicos e de manuseio da arma, cujos valores se diferenciam nas diversas regiões do país. A campanha para o Registro Federal de Armas de Fogo 2008, sem ônus para os proprietários, começou em agosto. (Mário Coelho)
Leia também