Após dois dias de disputas e brigas nos bastidores, a quarta secretaria do Senado finalmente tem dono. A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) será a parlamentar que completará a Mesa Diretora da Casa. Na noite de ontem (3), o líder do PR, senador João Ribeiro (TO), em conversa por telefone, avisou ao colega Osmar Dias (PDT-PR) que os republicanos desistiram de pleitear a vaga.
"[Desistimos] em nome da paz, da harmonia e do bom entendimento da Casa", afirmou o líder do PR. Na opinião do senador por Tocantins, a disputa não seria boa para o governo e para o Senado. Com a desistência, o senador César Borges (PR-BA) ficará com a primeira suplência. Os outros três suplentes da Mesa serão definidos na sessão da tarde de hoje (4).
Para pleitear a vaga, o PR usava como argumento o tamanho das bancadas em fevereiro de 2007. Ambas tinham quatro senadores. Naquela ocasião, a definição da quarta secretaria também gerou uma intensa disputa. Os líderes acabaram acertando, na época, que o PR teria a quarta secretaria, ocupada até ontem pelo senador Magno Malta (PR-ES). Ele já estava na posição no biênio anterior (2005/2006). (leia mais)
Leia também
Hoje à tarde, o Senado define as três suplências restantes. Agora, a Mesa Diretora tem a seguinte composição: Marconi Perillo (PSDB-GO), como primeiro vice-presidente, Sherys Slhessarenko (PT-MS) na segunda vice-presidência, Heráclito Fortes (DEM-PI) na primeira secretaria, João Vicente Claudino (PTB-PI) na segunda secretaria, Mão-Santa (PMDB-PI) a terceira secretaria e Patrícia Saboya na quarta. (Mário Coelho)