O PPS oficializou hoje (24) o apoio da bancada do partido na Câmara à candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) para a presidência da Casa. A decisão acaba de ser anunciada pelo líder do partido na Câmara, deputado Fernando Coruja (PPS-SC).
O apoio ao tucano foi tomado após uma reunião com a presença de nove deputados, dos 20 que compõem a bancada do PPS. Os 11 deputados restantes foram consultados por telefone.
Para o líder do PPS, a candidatura de Fruet não representa oposição, mas sim uma representação do grupo de deputados que buscam uma candidatura alternativas às de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente da Câmara e candidato à reeleição; e Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Casa.
“O Legislativo precisa ser independente. O Executivo tem exercido uma atividade muito forte na Casa. Estamos apoiando não o candidato do PSDB, mas o representante do grupo dos 30”, disse Coruja. “A questão básica que temos procurado é o fortalecimento do Legislativo em relação ao Executivo. Esperamos uma maior independência”, ressaltou.
Leia também
De acordo com o parlamentar catarinense, a decisão de apoiar o tucano na disputa pelo comando da Câmara foi unânime. O líder do PPS também afirmou que acredita que Fruet vá para o segundo turno. Para isso, o tucano precisaria de pelo menos 130 votos. Caso o deputado paranaense não passe para o segundo turno da disputa, o PPS ainda não sabe quem apoiará.
“Nessa eventualidade, nós teríamos que fazer outra negociação”, explicou. Coruja está conversando com outros partidos para reforçar a bancada do partido na próxima legislatura. De acordo com ele, o PMN e o PHS serão procurados pelo PPS. (Ricardo Taffner)
Leia mais sobre a sucessão na Câmara
MG: Fruet critica "aula" de Aldo e recebe apoio de Itamar
Chinaglia: trabalho "para ganhar no 1° turno"
Aldo rebate crítica sobre "aula" aos novos deputados
Ciro quer intervenção da coalizão na disputa da Câmara
Deixe um comentário