Para contrariedade da cúpula nacional do PFL e do diretório regional do PT, o presidente Lula sobe hoje (24) ao palanque da senadora Roseana Sarney (PFL-MA), candidata a governadora do Maranhão. A despeito da decisão de seu partido no estado de apoiar a candidatura de Jackson Lago (PDT), Lula pedirá votos para a pefelista para retribuir o apoio da família Sarney.
"Ontem, cartazes com uma foto de Lula ao lado de Roseana já estavam espalhados pelas ruas de Timon (429 km de São Luís), onde ocorrerá o comício hoje. O comitê municipal da campanha pefelista exibia logo em sua entrada um banner com o número 13 e a foto de Lula", conta o repórter Eduardo Scolese, enviado da Folha de S. Paulo ao município de Timon (MA). No primeiro turno, Lula teve 75% dos votos dos maranhenses, contra 18% de Alckmin.
A cúpula nacional do PFL ameaça expulsar Roseana, que responde a um procedimento disciplinar por ter declarado voto em Lula. O senador José Jorge (PFL-PE) é o vice da chapa encabeçada por Geraldo Alckmin. Apesar de ter recebido o apoio de Alckmin, Jackson Lago se diz neutro por causa do apoio recebido do PT local. Também estão do lado do pedetista na corrida ao governo do Maranhão e contra a hegemonia da família Sarney o PSB, o PCdoB e o PSDB. Pesquisas mostram Roseana e Lago empatados tecnicamente.