Embora a aprovação do governo tenha caído na comparação entre os meses de junho e julho, a população acredita que o desemprego e a inflação devem diminuir nos próximos seis meses. As informações foram reveladas hoje pela pesquisa CNI-Ibope que também divulgou que o presidente tem chances para se reeleger no primeiro turno.
Segundo o levantamento, o brasileiro está otimista com relação ao cenário econômico do país, embora esteja confiando menos no presidente. A confiança em Lula recuou de 56% para 52%. Em junho de 2003, a pesquisa chegou a medir aprovação de 76% dos entrevistados.
A porcentagem de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom passou de 44% em junho para 40% em julho e o índice de desaprovação do governo aumentou de 34% para 36%. Um dos motivos para a queda na popularidade de Lula, segundo o Ibope é a preocupação com a segurança pública, principalmente após as ondas de ataque em São Paulo e a grande incidência de rebeliões nos presídios.
A nota média atribuída à ação do presidente foi de 6,2, em uma escala de 0 a 10. Desde janeiro de 2005, esta foi a primeira vez que a nota de Lula caiu. Embora tenha variado pouco no período, a avaliação teve avanço positivo até junho, chegando a atingir 6,4. Em dezembro de 2005, a média das respostas era de 5,4.
Leia também
Na opinião dos entrevistados o governo Lula atuou bem no combate à fome e a pobreza, mas descuidou da segurança pública e do combate à corrupção.
A pesquisa do Ibope está sendo realizada mensalmente a pedido da Confederação Nacional das Indústrias. Este último levantamento foi realizado entre os dias 29 e 31 de julho, e considerou as respostas de 2002 pessoas de 142 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A íntegra da pesquisa está disponível no site da CNI.
Deixe um comentário