Fábio Góis
Há cerca de dois meses, Marcelo Zoghbi foi obrigado a desocupar o imóvel que seu pai, o ex-diretor de Recursos Humanos (RH) do Senado, João Carlos Zoghbi, havia-lhe repassado irregularmente. Hoje (sexta, 29), a Polícia Legislativa do Senado foi até o local, bairro nobre de Brasília, para tentar confirmar a suspeitas de depredação do apartamento, alvo de sindicância interna da Casa. Ao chegar para a vistoria nesta tarde, os agentes legislativos flagraram dois homens contratados pelo ex-diretor para reformar o imóvel – Marcelo queria devolvê-lo ao Senado “em condições”, como explicou à polícia ao chegar ao local.
O problema é que, hoje, o terceiro-secretário do Senado, Mão Santa (PMDB-PI), assinou ofício determinando que o apartamento fosse lacrado, exatamente para evitar que familiares de Zoghbi restaurassem os danos. O episódio foi registrado na ocorrência de número 318/2009. As informações foram descobertas por repórteres das versões on-line e impressa da Folha de S.Paulo.
Zoghbi havia devolvido as chaves do apartamento ao Senado, mas o diretor da Subsecretaria de Patrimônio da Casa, Aloysio Novais, devolveu o molho ao ex-diretor de RH, que queria executar as reformas a fim de que o imóvel fosse entregue à instituição em “perfeitas condições de uso”, como determina o ato da Mesa Diretora expedido em 1992, revogado em 2002 e revalidado ontem (quinta, 28).
Uma vistoria foi realizada no local no dia 14 de maio deste ano, e detectou sinais de depredação como falta de torneiras, espelhos trincados e avarias em paredes e tetos (veja laudo abaixo). Por meio de seu advogado, Zoghbi justificou os danos com o argumento de que executava uma reforma no local. Com salário de cerca de R$ 20 mil, Zoghbi foi nomeado em 2001, sem ter prestado concurso público, pelo então senador Edison Lobão (PMDB-MA), licenciado para comandar o Ministério de Minas e Energia.
Confira o laudo obtido pela Folha de S.Paulo:
“Varanda – Tomada sem espelho;
Sala – Teto de gesso com furos, parede próxima da porta social de entrada danificada, espelho do ponto de antena de TV inadequado, porta social de entrada sem enceramento ou verniz, faltam duas luminárias de parede e piso danificado próximo à varanda.
Suíte – Parede adjacente ao quarto 1 bastante danificada pela retirada de um aparelho de ar condicionado (splits), armário embutido desmontado, estando suas peças empilhadas no interior de seu nicho e janela sem persiana;
Quarto 1 – Parede adjacente à suíte danificada, armário embutido desmontado tal qual o da suíte, janela danificada pela tubulação do splits, luminária do teto inadequada para a abertura feita no gesso e metade da persiana da janela;
Quarto 2 – Armário sem puxadores, falta de acabamento das fechaduras do armário (espelhos) e janela sem persiana.
Quarto 3 – Armário sem puxadores, falta de acabamento das fechaduras do armário (espelhos);
Hall e circulação – Piso e teto danificados, luminária do teto inadequada para a abertura feita no gesso;
Lavabo – Espelho trincado, faltam duas luminárias e luminária do teto inadequada para abertura feita no gesso.
Cozinha – Armários sobre a bancada da pia sem portas, armário sob a bancada da pia sem puxadores, teto danificado e tomada próximo ao piso sem espelho;
Área de serviço – Tanque trincado, teto danificado e maçaneta da porta de serviço danificada;
Quarto de empregada com banheiro – Vários pontos das paredes e do teto necessitando reparos.
Informo que em todo o apartamento, há necessidade de colocar massa nos pontos estragados das paredes e portas e no teto de gesso que estão danificados e em seguida pintá-los, bem como todo rodapé.
Informo que todas as fechaduras das portas apresentem algum problema no seu funcionamento ou acabamento;
Informo que nas paredes do hall dos quartos, próximas ao banheiro social e ao banheiro da suíte existe uma infiltração. Fora essa possível infiltração, não foram constatados problemas na parte hidráulica.
A vistoria da parte elétrica ficou prejudicada, pois o apartamento encontrava-se sem energia elétrica.
Esta vistoria foi testemunhada pelos seguintes servidores do Senado Federal e da Delta Engenharia:
José Alfredo Lira da Silva – Policial Legislativo
Celso Henrique da Rocha – Policial Legislativo
Sergio Teixeira Sampaio – Desenhista
José Martins Gonçalves – Chefe do Serviço de Manutenção Hidrossanitário
Jonatas Diniz do Nascimento – Técnico Eletricista.”
Leia também