Numa eleição com poucas viradas em relação ao primeiro turno, o PMDB e o PT foram os partidos que conquistaram maior número de prefeituras neste domingo (26). Cada legenda obteve vitória em oito cidades onde foi realizado o segundo turno.
Os peemedebistas têm mais motivo para comemorar. Enquanto os petistas não venceram em nenhuma capital, os peemedebistas mantiverem o poder em três e avançaram sobre o Rio de Janeiro.
Juntos, os principais partidos de oposição conseguiram a vitória em cinco cidades. Entre elas, três capitais: São Paulo, com a reeleição de Gilberto Kassab (DEM), Cuiabá, com o também reeleito Wilson Santos (PSDB), e São Luís, com a eleição do tucano João Castelo.
Leia também
Além de conquistar o Rio, com Eduardo Paes, o PMDB também reelegeu os prefeitos Dário Berger, em Florianópolis, José Fogaça,
Integrante da base aliada do governo Lula, o PTB foi outro partido a sair fortalecido das urnas. Conquistou Manaus e Santo André (SP) e renovou o mandato de Duciomar Costa, em Belém.
O PSB, com Márcio Lacerda,
Além de reforçar o pluripartidarismo, a eleição deste domingo também mostrou o pouco poder de reação dos candidatos que saíram em desvantagem das urnas no primeiro turno.
Apenas cinco deles conseguiram a virada, ao sair do segundo lugar na primeira votação e obterem a vitória no segundo turno.
São eles: Góes, em Macapá, Rodrigo Agostinho (PMDB), em Bauru (SP), Dr. Aidan (PTB),
Veja a seguir a distribuição das cidades, por partido, conforme o resultado do 2º turno:
PT (8)
Anápolis (GO), Canoas (RS), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Petrópolis (RJ), Mauá (SP) e
PMDB (8)
Bauru (SP), Campina Grande (PB), Campos (RJ), Florianópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Montes Claros (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
PSDB (4)
Cuiabá (MT),
PTB (3)
Belém (PA),
PSB (2)
Belo Horizonte (MG) e São José do Rio Preto (SP)