A Polícia Militar vai desocupar mais três escolas de ensino médio nesta quinta-feira (3) no Distrito Federal. Ao todo, sete instituições chegaram a ser tomadas por alunos. O objetivo da PM é liberar os locais para aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. De acordo com decisão judicial devem ser desocupados ainda o Centrão, em Planaltina, o Centro de Ensino Médio 2, do Gama, e o tradicional Elefante Branco, na Asa Sul.
Todas as desocupações foram executadas até o momento de forma pacífica. Nessa quarta-feira (2), a polícia retirou os alunos que estavam acampados no Colégio Setor Oeste, na quadra 912 da Asa Sul, em Brasília. O grupo que tomou as escolas protesta contra a proposta de emenda à Constituição (PEC 241 na Câmara, 55 no Senado) que limita os gastos públicos por 20 anos e contra mudanças no ensino médio previstas em medida provisória em tramitação no Congresso.
Leia também
Enquanto os estudantes secundaristas são retirados das escolas, os universitários reforçam o protesto e ocupam as instituições de ensino superior. Na Universidade de Brasília (UnB), dois campus já estão ocupados: o Darcy Ribeiro, na Asa Norte, em Brasília, e o de Planaltina. Ainda hoje os alunos do campus da Ceilândia vão discutir a adesão ao movimento.
PEC
Na terça-feira (1°), o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), apresentou relatório favorável à proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), porém, pediu mais tempo para analisar a matéria. Na Câmara dos Deputados, o texto foi aprovado em dois turnos, com votação expressiva. O Senado deve apresentar uma definição até dezembro.