Após mais de 14 horas de negociação com a cúpula do governo, análise de emendas e a confirmação da formação da nova Mesa Diretora, os deputados distritais aprovaram em definitivo a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do DF. O projeto não contou com o apoio da minguada oposição da Casa – apenas cinco, dos 24 parlamentares, e teve uma abstenção. A votação se encerrou às 4h da madrugada deste sábado.
O Plano é controverso. Prevê a criação de 85 mil novas unidades habitacionais, construções sobre Áreas de Proteção de Mananciais, o avanço de áreas urbanas sobre áreas rurais e, segundo parecer de órgãos do próprio GDF – a Caesb e o Instituto Brasília Ambiental – ameaça o abastecimento hídrico da capital federal. (Leia mais)
O PDOT recebeu mais de 300 emendas. Existia acordo para a aprovação de 180 delas. As demais seriam discutidas no plenário. Mas os distritais decidiram adiar a apreciação das emendas para segunda-feira (15). Outro ponto controverso do plano foi destacado para análise em separado, também no dia 15. É o que trata da transformação de terreno da Novacap, que conta com 40 hectares, em uma área destinada a moradias e estabelecimentos comerciais.
Leia também
Os 1,2 mil servidores da autarquia do GDFestão resistindo à mudança da destinação do terreno pois temem que ela sinalize o fechamento da Novacap.
O governador José Roberto Arruda, o principal interessado na aprovação do projeto, se dispôs a receber os trabalhadores para discutir o assunto. O PDOT representará, além de grande movimentação para o setor imobiliário, aumento significativo na arrecadação do governo.
Mesa Diretora
Para viabilizar a aprovação do PDOT, o governador deu carta branca para a eleição de Leonardo Prudente (DEM), atual líder do governo, para a presidência da Casa. Prudente não era o candidato de Arruda. É ligado ao vice-governador Paulo Octávio e, por isso, não é visto como homem fiel ao governador.
Arruda precisou abrir mão de seu candidato para viabilizar a votação do PDOT. A composição da Mesa, que será oficializada na segunda-feira (15), terá Prudente na presidência e Cabo Patrício (PT), na vice. (Daniela Lima)
Deixe um comentário