O sub-relator de Contratos da CPI dos Correios, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), apresentou nesta quinta-feira uma planilha que aponta prováveis pagamentos de propina da empresa Promodal a fiscais da Receita e trabalhistas. A companhia presta serviços de transporte aéreo para os Correios.
O documento lista pagamentos já feitos e que ainda seriam efetuados. Segundo Cardozo, os dados levam a crer que a Promodal tinha uma “relação estranha” com os fiscais. O ex-diretor financeiro da empresa Marcelo Naufal depôs hoje na sub-relatoria e disse que nunca soube da existência dessa planilha.
O sub-relator destacou pagamentos mensais listados no documento com a inscrição “INSS/time”. A identificação pode ser uma referência à fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na avaliação de Cardozo.
“Dá a impressão de que era uma gratificação feita a ‘parceiros’ para o não-pagamento de multas ou o pagamento abaixo do valor. Outra suspeita, ainda mais grave, é a concessão de certidões negativas de débito, deixando a empresa livre para participar de licitações”, arfirmou.