Quase quatro horas depois de os líderes do governo e do PT na Câmara, o Palácio do Planalto confirmou a ida do ex-presidente Lula para o ministério da Casa Civil. Jaques Wagner, o atual titular da pasta, deixa o cargo para assumir a chefia de gabinete da presidente Dilma Rousseff. Na mesma nota, foi confirmado o nome do deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) para a Secretaria de Aviação Civil.
Um dos assuntos mais comentados em Brasília nas últimas semanas, a ida de Lula para o ministério de Dilma Rousseff foi dada como certa em diversos momentos. O nome do ex-presidente chegou a ser colocado para assumir o Ministério das Relações Exteriores e depois a Secretaria de Governo. Hoje, o anúncio de que ele aceitou ir para a Casa Civil veio por meio de integrantes do PT, e não do próprio Planalto.
Os líderes do governo e do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE) e Afonso Florence (BA), foram os primeiros a anunciar a confirmação de Lula na Casa Civil. Guimarães usou sua conta no Twitter para falar do assunto, enquanto Florence falou aos jornalistas no Salão Verde da Câmara. Logo depois, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou a afirmar que a posse do ex-presidente será na próxima terça-feira (22).
Leia também
Na mesma nota, o Planalto confirmou que Mauro Lopes assumirá a Secretaria de Aviação Civil. Ele será o sétimo ministro do PMDB no governo Dilma, sendo nomeado mesmo depois de o partido proibir, na convenção partidária do último sábado (12), a entrada de peemedebistas no primeiro escalão do governo.
A data das posses ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Leia a íntegra da nota:
“A presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.
Assumirá o cargo de ministro de Estado chefe da Casa Civil o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.
A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República“