Mário Coelho
Em resposta à declaração do presidente Lula na última quarta-feira (15), que chamou os senadores de “bons pizzaiolos”, sindicatos que representam a profissão decidiram reagir. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuth) e o Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sinthoresp) protocolaram um ofício pedindo um pedido oficial de desculpas do presidente Lula por usar o ofício da maneira pejorativa.
Além disso, as entidades representativas protocolaram um documento pedindo que o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também se desculpe. Na visão dos sindicatos, ele teria reduzido “a nada” a profissão na “ânsia de devolver a agressão”. Eles querem que Lula e Cristovam se pronunciem oficialmente para reparar “todo o dano moral causado aos nossos companheiros”.
“Ainda que se creia que vossa declaração se deu de forma impensada, sem a intenção de ofender a esses profissionais, como já observado no pronunciamento desta entidade, não pode, seja quem for, lançar para o centro de um debate, nenhuma qualificação que diga respeito ao ofício de um trabalhador, especialmente se há o risco de se conceder o efeito depreciativo generalizado”, diz o documento endereçado a Lula, assinado pelo diretor presidente do Contratuth, Moacyr Roberto Tesch Auersvald.
Na quarta-feira, após participar da posse do novo presidente da Embrapa, Pedro Arrais Pereira, Lula foi questionado por jornalistas se tinha a preocupação de que a CPI terminasse em pizza “temperada com pré-sal”, em referência às novas descobertas de petróleio e a CPI da Petrobas. “Depende. Todos eles são bons pizzaiolos”, disse Lula.
A declaração do presidente não foi bem recebida no Senado. Vários senadores usaram a tribuna para reagir contra a frase do presidente. “Não é possível um presidente da República chamar senadores de pizzaiolos. Sinto-me profundamente ofendido com isso, uma frase oportunista”, declarou Cristovam Buarque (PDT-DF). No mesmo dia, o plenário barrou, em reação, a recondução de Bruno Pagnoccheschi à Agência Nacional de Águas (ANA).
No dia seguinte, um grupo de 11 senadores apresentou um requerimento de voto de censura a Lula. “As irresponsáveis declarações do presidente da República caracterizam um desserviço à democracia. Essas frases dele vão insuflando o povo e elevando para pior os erros que cometemos. A Casa está acima das pessoas que estão aqui”, afirmou o pedetista.
“Não obstante, estar a entender que ofensa ainda maior aos profissionais de gastronomia está contida na frase de Vossa Excelência, ao dizer que a comparação usada pelo Presidente da República equivale a reduzir o Senado a nada, ou seja, ao nada a que Vossa Excelência acaba de reduzir essa função que é tão nobre quanto qualquer outra que seja honrada”, diz o outro ofício, endereçado a Cristovam.
Leia a íntegra dos ofícios:
Ao presidente Lula:
Brasília (DF), 16 de julho de 2009.
Ofício nº 092/2009
Excelentíssimo Senhor Presidente,
A CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, ao considerar como princípio a impossibilidade de qualquer profissão ser usada como instrumento de ofensa, com o devido respeito, vem externar sua consternação pela conotação pejorativa e depreciativa, atribuída por Vossa Excelência, a honrosa profissão de pizzaiolo, com o intuito de atingir o Senado Federal.
Ainda que se creia que vossa declaração se deu de forma impensada, sem a intenção de ofender a esses profissionais, como já observado no pronunciamento desta entidade, não pode, seja quem for, lançar para o centro de um debate, nenhuma qualificação que diga respeito ao ofício de um trabalhador, especialmente se há o risco de se conceder o efeito depreciativo generalizado.
Ante as consternações causas pela declaração de Vossa Excelência, faz-se necessário a adoção de providencias no sentido de que seja reparado, por meio de pronunciamento oficial, todo o dano moral causado aos nossos companheiros.
Sendo o que se apresenta para o momento, subscrevo-me.
Moacyr Roberto Tesch Auersvald
Diretor Presidente
CONTRATUH
Ao
Excelentíssimo Senhor
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
MM. Presidente da República Federativa do Brasil
BRASÍLIA -DF
Ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF):
Brasília-DF, 16 de julho de 2009.
Ofício nº 091 /09
Excelentíssimo Senador,
A CONTRATUH, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, apresentou notas em protesto às infelizes declarações do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, por entender que a honrosa profissão de pizzaiolo jamais poderia ser usada como instrumento de ofensa.
Não obstante, estar a entender que ofensa ainda maior aos profissionais de gastronomia está contida na frase de Vossa Excelência, ao dizer que a comparação usada pelo Presidente da República equivale a reduzir o Senado a nada, ou seja, ao nada a que Vossa Excelência acaba de reduzir essa função que é tão nobre quanto qualquer outra que seja honrada.
Solicitamos que Vossa Excelência repare o dano moral causado aos nossos companheiros, por meio de novo pronunciamento a ser levado a efeito na casa.
Sendo o que se apresenta para o momento, subscrevo-me.
Moacyr Roberto Tesch Auersvald
Diretor Presidente da CONTRATUH
Ao
Excelentíssimo Senhor Senador
CRISTOVAM BUARQUE
PDT – Partido Democrático Trabalhista
Leia também