O líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), garante que o partido continuará a favor da reeleição do presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Segundo o líder, o lançamento do nome de Gustavo Fruet (PSDB-PR) na disputa não mudará a posição dos pefelistas, antigos aliados dos tucanos, mas ajudará a derrotar o petista Arlindo Chinaglia (SP).
"O jogo, como está montado agora, ajuda a derrotar o PT", afirma Maia. Hoje (17), o líder se reuniu com Aldo para definir a estratégia de campanha do comunista. Para os dois, o surgimento da candidatura de Fruet pela “terceira via” será importante para vencer a eleição.
A aposta de Aldo é de que exista segundo turno, uma vez que, nas contas dele, Fruet irá conquistar um boa parte dos 66 votos do PSDB mais um grupo entre 60 e 70 deputados que estavam indecisos. "Qualquer um dos dois que vá ao segundo turno pode contar com o apoio do outro. Espero que isso aconteça", diz Maia.
Segundo o líder do PFL, essa não é uma briga entre governo e oposição, mas “uma disputa da Câmara”. "A candidatura do Aldo representa a instituição. O povo deu maioria ao governo e Aldo representa isso. Mas é uma candidatura que nasceu para pôr limite ao governo", completa Maia.
Leia também