A Polícia Federal prendeu hoje pela manhã o técnico em informática Cléber Guedes Pereira, acusado de produzir e vender DVDs piratas. Ele é suspeito de ter sido o responsável pela cópia ilegal do filme “Dois Filhos de Francisco”, comprada por assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente Lula assistiu ao DVD pirata no avião presidencial, durante a viagem de volta da Rússia.
Cléber Pereira foi preso em casa, no Gama, cidade satélite de Brasília (DF). Com ele foram apreendidas cópias piratas de filmes, entre elas uma de “Dois Filhos de Francisco”.
A produção representa o Brasil na disputa pelo Oscar 2006 de melhor filme estrangeiro. De acordo com a Sony Pictures, distribuidora do filme que conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, a cópia vista por Lula só pode ser pirata. Isto porque o DVD original só chegará às lojas em 7 de dezembro. A Sony calcula, entretanto, que pelo menos 500 mil cópias piratas já foram vendidas, estimativa recorde no país.
“Recebemos a informação de que o presidente assistiu ao filme em DVD e averiguamos que não houve de nossa parte envio de cópias. Ele não devia saber, mas só pode ser pirata”, afirmou Wilson Cabral Braga, diretor-geral de vídeo da Sony, ao jornal Folha de S. Paulo.
Leia também
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o secretário do audiovisual, Orlando Senna, que tiveram acesso a DVDs originais, asseguram não os ter enviado ao presidente. A assessoria do Planalto informou que o presidente Lula não tinha conhecimento de se tratar de uma cópia pirata.