Mário Coelho
Agentes da Polícia Federal cumpriram na manhã desta sexta-feira (27) mandados de busca e apreensão na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Eles buscaram documentos nos gabinetes dos deputados distritais Eurides Britto (PMDB), Leonardo Prudente (DEM) e Rogério Ulysses (PSB). Os policiais também teriam um mandado contra o deputado Pedro do Ovo (PMN). Mas, como ele é suplente, a busca precisou ser redirecionada.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fernando Gonçalves a pedido do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF). Nenhum dos órgãos envolvidos forneceu informações completas sobre a operação. Eles argumentam que, como o processo corre em sigilo de justiça, não podem fornecer detalhes. Pelo mesmo motivo, deputados e assessores dizem desconhecer o que motivou a expedição dos mandados. Segundo a PF, não há pedidos de prisão.
Os mandados de busca e apreensão também têm como alvo três secretários do governo do DF, segundo informações repassadas ao Congresso em Foco. Na Câmara Legislativa, os agentes teriam saído com quatro malotes com documentos. Além de vasculhar os gabinetes, a PF também buscou material na sala do presidente da CL, Leonardo Prudente. Segundo o gabinete, a iniciativa foi do próprio parlamentar, que autorizou a entrada na sala.
Leia também