Os concorrentes petistas ao Prêmio Congresso em Foco começaram a reagir esta semana para tentar reverter o quadro da disputa. Apesar da dianteira das votações continuar nas mãos dos líderes da oposição, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), os governistas estão conquistando votos com mais rapidez e já começam a ganhar posições.
Entre os cinco senadores mais votados estão os petistas paulistas Eduardo Suplicy, que às 20h33 de hoje (2) contabilizava 101.474 e ocupava a segunda colocação, e Aloizio Mercadante. A senadora Heloísa Helena (Psol-AL), que chegou a liderar a disputa, está em quarto lugar. À frente dela está José Agripino (PFL-RN), com 96.111 votos.
Na corrida pelo título de melhor deputado, a disputa segue estável, sem alteração nas três primeiras posições. As surpresas, no entanto, estão surgindo com a reação dos últimos colocados. O deputado Henrique Fontana (PT-RS), por exemplo, que no início na última segunda-feira ocupava a lanterna da competição com menos de 400 votos, já subiu dois lugares e, até às 20h33 de sábado (2), havia somado 2.169 votos.
Agora é o presidente da CPI dos Sanguessugas, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), que precisa correr para se livrar da incômoda úlltima posição. Ele ainda não conseguiu atingir os mil pontos.