A senadora Ideli Salvati (PT-SC) pediu ontem à mesa diretora do Senado que fossem encaminhadas à CPI dos Sanguessugas fotos que mostram o ex-ministro da Saúde José Serra (PSDB) entregando ambulâncias no Mato Grosso, em 2001.
Para ela, essas imagens são um indício de que o esquema teve início ainda durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). E, por isso, o candidato ao governo de São Paulo deveria ser convocado para depor na comissão.
As fotos já eram de conhecimento da CPI desde o dia 13 de julho, quando seis membros da comissão foram a Cuiabá (MT) ouvir o sócio da Planam, Darci Vedoin, que estava preso. Darci revelou ao grupo que 56 ambulâncias foram entregues para municípios mato-grossenses.
Na cerimônia, estavam presentes o então governador do estado, Dante de Oliveira, o ministro da Saúde, José Serra, e os deputados da bancada do Mato Grosso. "Foi num local fechado, lá no Pantanal", confessou Darci.
De acordo com o sócio da Planam, o dinheiro para a compra das ambulâncias foi orçado numa emenda de bancada subscrita por todos os deputados do Mato Grosso.
Leia também
Na ocasião, o relator da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), perguntou ao empresário se alguém do Ministério da Saúde também estava no esquema das ambulâncias. Darci respondeu que não.