O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, atribuiu o modesto desempenho da economia no segundo trimestre desse ano à Copa do Mundo. Já o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aproveitou os números para criticar o governo Lula.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (31) que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,5% entre abril e junho – o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2005. "A gente tem que levar em consideração o período da Copa do Mundo, que quebrou o ritmo da atividade", afirmou Mercadante, em ato de campanha em Piracicaba (SP).
O governador de Minas, candidato à reeleição, disse que a política econômica do governo é tímida e faz o país crescer menos do que vizinhos da América do Sul. "É um dado absolutamente lastimável, e ainda vejo quem comemore esses dados. Vi ontem, inclusive, o presidente numa entrevista dizendo que não se devia fazer comparações com outros países em desenvolvimento ou mesmo com países vizinhos, mas comparações com nós mesmos", criticou.
Leia também
Em seguida, Aécio defendeu que o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, aproveite o fraco desempenho do PIB em sua campanha. "Deve ser divulgado. O governo é ruim, do ponto de vista da gestão é primário, é amador. E do ponto de vista de política econômica, muito pouco ousado", disparou.