Mário Coelho
A disputa pela segunda vaga ao Senado por Minas Gerais esquentou na última semana. De acordo com pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, feita nos dias 13 e 14, a diferença entre Itamar Franco (PPS) e Fernando Pimentel (PT) caiu de 27 para oito pontos percentuais. Além de Minas, foram feitos levantamentos em outros seis estados e o Distrito Federal. Eles foram divulgados neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o instituto, Pimentel conseguiu crescer 12 pontos nos últimos 30 dias. Já Itamar caiu sete. O petista em agosto aparecia com 20% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente da República tinha 47%. Hoje, os números estão, respectivamente, em 32% e 40%. A liderança, de acordo com o Datafolha, continua absoluta com Aécio Neves (PSDB): 71%.
Enquanto em Minas a disputa esquentou para a segunda vaga, na Bahia o cenário é de indefinição total. A pesquisa mostrou que os candidatos Cesar Borges (PR), com 29%, Lídice da Mata (PSB), com 28%, e Walter Pinheiro (PT), com 27%, estão tecnicamente empatados em primeiro lugar. O empate técnico já estava caracterizado no levantamento anterior.
No Rio de Janeiro, Lindberg Farias (PT) aumentou sua diferença para Cesar Maia (DEM). Segundo o Datafolha,o petista aparece com 38% das intenções de voto, contra 27% do ex-prefeito. O líder no Rio é o senador Marcelo Crivella (PRB), que se manteve com 40%. A margem de erro é de três pontos percentuais.
O ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT), segundo o instituto, mantém a liderança em Pernambuco na disputa por duas vagas de senador. Ele aparece com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar estão empatados tecnicamente o senador Marco Maciel (DEM), com 34%, e o deputado federal Armando Monteiro (PTB), com 32%.
No Paraná, a eleição parece se encaminhar para uma disputa pela primeira vaga de senador. A petista Gleise Hoffman cresceu três pontos e empatou com Roberto Requião (PMDB). O levantamento do Datafolha aponta 44% das intenções de voto para cada. Gustavo Fruet (PSDB) continua em terceiro lugar, com 21%, e Ricardo Barros (PP) está em quarto, com 18%.
Completam a pesquisa Datafolha o Distrito Federal e São Paulo. Na capital do país, o senador Cristovam Buarque (PDT) tem 49% das intenções de voto, e Rodrigo Rollemberg (PSB), 39%. Ambos têm um ponto a menos que no levantamento da semana passada. Maria de Lourdes Abadia (PSDB) vem com 17% e Alberto Fraga (DEM), com 16%.
Em São Paulo, outro cenário de empate técnico. Marta Suplicy (PT) tem 35% e Netinho de Paula (PCdoB), 34%. Segundo a pesquisa Datafolha, Romeu Tuma (PTB) e Aloysio Nunes (PSDB) ganharam um ponto cada e chegaram a 22% e 17%, respectivamente.
Leia ainda:
Se eleição fosse hoje, Dilma teria 63% do Senado
PT deverá fazer maior bancada na Câmara