Rodolfo Torres
Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revela que os prejuízos provocados pelas chuvas à indústria fluminense chegam a R$ 59,5 milhões por dia. De acordo com o levantamento, realizado em 195 empresas, 124 delas foram afetadas diretamente.
“Além da queda na comercialização, 63,7% destas 124 empresas afetadas (79) tiveram perda de produção; 56,4% dificuldades de escoamento de seus produtos; 75% sofreram com ausência de funcionários; e 15,3% relataram problemas de alagamento do parque industrial”, afirma o site da Firjan.
Segundo o levantamento, 37% das empresas afetadas esperam voltar a funcionar normalmente em até cinco dias. A pesquisa também aponta que os maiores prejuízos se concentram em Niterói, São Gonçalo e no Grande Rio (Coelho e Estácio). “Algumas delas relataram perdas de 40% da produção no primeiro dia de chuva”, afirma o estudo.
Cartilha
As vítimas das chuvas no Rio de Janeiro começarão a receber, a partir deste sábado (10), cartilhas elaboradas pelo Ministério da Saúde com dicas para que sejam evitadas doenças decorrentes de enchentes (hepatite, diarreia, leptospirose, febre tifóide, cólera, etc).
As orientações, que serão veiculadas em rádios e na internet, vão desde a descontaminação da água e alimentos até cuidados elementares com a higiene pessoal. O governo distribuirá 100 mil cartilhas em abrigos, além de 500 mil folders (espécie de panfleto) para a população.