Pesquisa divulgada hoje (4) pela Transparência Brasil afirma que o patrimônio dos políticos que concorrem às eleições de 2008 subiu 46,3% em dois anos. O número, conforme explica a entidade, “é a média da evolução patrimonial declarada por 180 integrantes das Câmaras Municipais de capitais dos estados que também foram candidatos nas eleições de 2006 e por 255 deputados federais, senadores e deputados estaduais que concorrem a prefeituras e vice-prefeituras”. A Transparência destaca que os dados foram recolhidos junto à Justiça Eleitoral.
Conforme revelou com exclusividade o Congresso em Foco na semana passada, apenas os 85 parlamentares federais que são candidatos às prefeituras enriqueceram mais de R$ 18 milhões em apenas dois anos. (leia a reportagem)
O levantamento da Transparência afirma que “considerando-se apenas os vereadores, a média de enriquecimento foi de 41%”. Por sua vez, a média dos senadores e deputados foi de 50%.
Leia também
“Dos 709 vereadores em exercício nas 26 capitais brasileiras, 663 buscam a reeleição ou concorrem aos cargos de prefeito ou vice-prefeito. O patrimônio médio declarado por esses vereadores é de R$ 377 mil.”
Conforme ressalta a pesquisa, “os vereadores dessas cidades são, em média, 45 vezes mais ricos do que a média da comunidade que representam”. A base para essa comparação é o Produto Interno Bruto (PIB) per capita das regiões metropolitanas das capitais brasileiras. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário