Com menos de dois meses no poder, a popularidade dos congressistas que tomaram posse em 1º de fevereiro está em queda. Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que, em dezembro, antes da posse, 43% dos eleitores acreditavam que os novos deputados e senadores teriam um ótimo desempenho. Hoje, apenas 16% avaliam positivamente o trabalho dos parlamentares.
Antes do início da legislatura atual, 14% apostavam em um novo Congresso ruim ou péssimo. Este percentual subiu para 30%. Os 32% para quem o Congresso teria desempenho regular se transformaram em 46%. Os dados foram captados pelo Datafolha em pesquisa nacional nos dias 19 e 20 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa de 2006 foi realizada em 13 de dezembro passado.
Quando se estratifica a pesquisa, a maior desaprovação aos congressistas está no grupo de maior escolaridade e renda. Entre os que têm curso superior, 44% acham o desempenho dos parlamentares ruim ou péssimo. Entre os que ganham mais que dez salários mínimos, 51% escolhem a resposta ruim ou péssimo para avaliar o Congresso.
Leia também
Questionado pela Folha sobre a queda de popularidade dos integrantes do Congresso Nacional, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o levantamento "é uma orientação para todos os congresistas trabalharem mais, procurando dar encaminhamento a temas de interesse nacional e deixar os assuntos corporativos para segundo plano". (Carol Ferrare)
Deixe um comentário