O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a cúpula do PMDB apostam em vitória na sessão do Conselho de Ética do Senado da próxima terça-feira. É o que diz reportagem do jornal Correio Braziliense de hoje (17). Para os aliados do senador alagoano, a perícia superficial sobre documentos do peemedebista, encomendada à Polícia Federal, vai ajudar a vencer a resistência de colegas como o senador Jefferson Peres (PDT-AM).
Assim, o relatório favorável à absolvição de Renan, feito por Epitácio Cafeteira (PTB-MA), será aprovado embora de forma apertada, avalia o jornal. O presidente do Senado é acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista da empreiteira Mendes Júnior. Por seu turno, Renan apresentou recibos para comprovar suas rendas com venda de gado. Os documentos começaram a ser analisados ontem pelo Instituto de Criminalística da PF.
Leia também
Segundo o Correio, os aliados de Renan se escoram na falta de detalhes da perícia. Isso impediria a mudança de votos e a desconfiança de gente como os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO). Está sendo investigada apenas a autenticidade de notas fiscais, cópias de cheques e guias de transporte de animais. Não haverá uma auditoria contábil, com a investigação das empresas que emitiram recibos para o senador, o que exigiria um prazo de pelo menos uma semana.