Em entrevista coletiva concedida há pouco, o líder do PDT no Senado, Jefferson Péres (AM), afirmou que o vice-presidente do Conselho de Ética, Adelmir Santana (DEM-DF), "tem todo o direito" de assumir o comando do colegiado e indicar imediatamente um novo relator para a representação do Psol contra o presidente da Casa, Renan Calheiros. Ontem, o presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC), renunciou ao cargo.
"Mas o PMDB, se quer mostrar transparência, que assuma logo a presidência do Conselho, a que afinal tem direito por ser a maior bancada", sugeriu. Para ele, o senador Jarbas Vasconcelos (PE) seria uma boa indicação do partido. Mas, completou, "é improvável que assuma porque não é alinhado com os interesses políticos do presidente Renan".
A representação contra Renan Calheiros está sem relatoria desde o dia 20, quando Wellington Salgado (PMDB-MG), indicado como substituto de Epitácio Cafeteira (PTB-MG), licenciado para tratamento médico, desistiu da vaga. A dificuldade em encontrar um relator que agradasse à "tropa de choque" do presidente do Senado é tida como o principal motivo da renúncia de Sibá. (Lúcio Lambranho)
Leia também
Leia também:
Coselho terá que eleger novo presidente