O senador Jefferson Péres (PDT-AM) apresenta nesta quarta-feira (20) o relatório sobre o processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar contra o senador Ney Suassuna (PMDB-PB). O colegiado também analisa amanhã, a partir do meio-dia, os depoimentos de pessoas relacionadas às denúncias contra os senadores Magno Malta (PL-ES) e Serys Slhessarenko (PT-MT).
O senador Magno Malta é acusado de ter recebido da máfia das ambulâncias um automóvel como parte de pagamento pela promessa de apresentar emendas para beneficiar a Planam, empresa que comandava o esquema dos sanguessugas. Em defesa, o parlamentar afirmar que o carro em questão foi um empréstimo pessoal do deputado federal Lino Rossi (PP-MT), que também foi denunciado no relatório preliminar da CPI dos Sanguessugas.
Já a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que é candidata ao governo do Mato Grosso, foi acusada de receber R$ 35 mil do esquema por intermédio de seu genro, Paulo Roberto Ribeiro. Na época da denúncia, Serys disse que não conhecia e nem nuca esteve com Vedoin.
“Não tenho dívidas de campanha e meu genro Paulo nega, nunca recebeu esse dinheiro, nem trabalha para mim nem tem autorização para fazer arrecadação de campanha. É um ataque político porque sou candidata ao governo do estado", afirmou.