Por decisão unânime, a Executiva Nacional do PDT decidiu revogar nesta terça-feira a suspensão do deputado João Hermmann (SP), licenciado pelo partido depois que a CPI dos Correios identificou depósitos da empresa Beta Transportes em sua conta bancária.
O parlamentar apresentou notas fiscais comprovando que os depósitos representavam o pagamento de parte de um aluguel de um carro que ele dividia com um dos sócios da empresa. A Corregedoria da Câmara já havia arquivado um pedido de investigação contra Hermann.
Em nota oficial, o PDT diz que, “ao decidir, sem exame do mérito e em caráter temporário, pela suspensão, o partido apenas aplicou decisão genérica, tomada há meses, de criar totais condições de apurar qualquer denúncia, sem que isso implicasse, como compreendeu prontamente o deputado, em juízo sobre a denúncia”.
Nota oficial da Executiva
Executiva Nacional do PDT, reunida hoje, em Brasília, comunica que, por unanimidade, decidiu revogar a suspensão da filiação partidária do companheiro Deputado João Hermann Neto, diante do arquivamento, pela Corregedoria da Câmara dos Deputados, do procedimento de investigação de notas jornalísticas sobre o comportamento do parlamentar. Ao decidir, sem exame do mérito e em caráter temporário, por aquela suspensão, o Partido apenas aplicou decisão genérica, tomada há meses, de criar totais condições para a apuração para qualquer denúncia, sem que isso implicasse, como compreendeu prontamente o deputado, em juízo de valor sobre esta.
Leia também
A atitude do Deputado João Hermann, de buscar com afinco, ele próprio, o esclarecimento dos fatos é, por si só, um testemunho a seu favor. Tais atitudes – a tomada pelo PDT e a do próprio Deputado – revelam nosso comprometimento com a verdade e a ética, acima de corporativismos e dentro das melhores práticas democráticas. Nosso companheiro João Hermann retoma o seu convívio partidário com a altivez de quem mostrou fatos e prestou esclarecimentos, como é dever de um homem público, e jamais por compadrios e conchavos.
A Executiva Nacional do PDT, por isso, torna público seu aplauso pelo comportamento digno que o Deputado João Hermann Neto adotou no episódio, favorecendo as investigações e dignificando seu mandato popular.