O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, rebateu nesta terça-feira (17) as críticas do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que classificou o programa Bolsa Família como o “maior programa oficial de compra de votos do mundo”. Patrus, no entanto, disse que não vai polemizar as declarações porque tem “respeito e estima pessoal por Jarbas”.
“O Bolsa Família tem que ser visto no contexto de um projeto inserido em um programa maior de obras sociais. O projeto é absolutamente legal e estamos hoje colocando a questão do pobre no campo das políticas públicas e dos direitos. E temos diálogo com prefeitos e governadores da oposição que sabem que trabalhamos em uma postura ética, com representação suprapartidária”, defendeu.
Durante a visita ao Congresso na manhã de hoje, Patrus disse ainda que o Bolsa Família ajuda na avaliação positiva do governo Lula. “O Bolsa Família tem uma avaliação positiva no Brasil e no mundo e tende a crescer e se aperfeiçoar com ações emancipatórias. Nós iremos capacitar mais de 180 mil beneficiados com as oportunidades de trabalho no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, afirmou.
Leia também
Em entrevista à revista Veja da edição do último fim de semana, o senador Jarbas Vasconcelos disse que, com programas como o Bolsa Família, o presidente Lula fez “opção clara pelo assistencialismo para milhões de famílias, o que é uma chave para a popularidade em um país pobre”. Jarbas considerou ainda o programa traz “benefício imediato e uma consequência futura nefasta”. “A situação imediata do nordestino melhorou, mas a miséria social permanece”, defendeu Jarbas na entrevista. (Renata Camargo)
Deixe um comentário