Os atrasos constantes para embarcar ou desembarcar nos aeroportos brasileiros, por causa da operação-padrão dos controladores de vôo, estão deixando os passageiros revoltados. Já foram registrados vários tumultos nos aeroportos de Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), por exemplo.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), em São Paulo, a situação ficou tensa e alguns passageiros que ficaram esperando durante horas chegaram a invadir o guichê da companhia aérea. A polícia teve de intervir.
Nesta madrugada, no Aeroporto Antônio Carlos Jobim (RJ), alguns passageiros invadiram o balcão de informações da Gol e quebraram o local. No Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, a polícia também foi chamada para conter passageiros. Alguns ameaçaram, até mesmo, invadir a pista.
Já em Porto Alegre, um passageiros chegou a agredir uma funcionária da companhia aérea Gol, responsável pelo vôo. O grupo, que estava com o passageiro, passou a impedir o check-in de outros e a empresa teve de improvisar um outro balcão.
Segundo a Infreaero, a média de atrasos ultrapassa três horas nesta manhã. Pelo menos 238 vôos nacionais e internacional foram cancelando desde a meia noite desta quinta-feira. Esse é o sétimo dia seguido de atrasos e cancelamentos de vôos nos principais aeroportos do país. (Tarciso Nascimento)
Leia também