Os presidentes de cinco partidos reúnem-se hoje, às 17h, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, para pedir agilidade na definição das regras eleitorais deste ano, principalmente na questão da verticalização. A regra, que obriga os partidos a repetirem nos estados as coligações para a eleição presidencial, foi derrubada pelo Congresso, mas mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral, gerando controvérsia entre as decisões do Legislativo e do Judiciário.
“Nós vamos ao Supremo para pedir ao tribunal que decida rapidamente a questão da verticalização, porque estamos sem regra eleitoral definida e março é um mês decisivo para todos os partidos”, disse o senador Tarso Jereissati (CE), presidente do PSDB, de quem partiu a iniciativa para a reunião. Ele se refere ao prazo de desincompatibilização dos candidatos para as eleições de outubro.
Além do PSDB, reúnem-se com Jobim os presidentes do PFL, PMDB, PDT e PPS. Tasso disse que não procurou o presidente do PT para participar do encontro, porque Ricardo Berzoini defende a verticalização, ao contrário dos presidentes dos outros partidos.
Deixe um comentário