A Câmara está realizando uma audiência pública sobre ética e que servirá de base para o seminário "A ética na sociedade brasileira", previsto para outubro. Participam da audiência os presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço; da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo; e da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), deputado Alexandre Postal.
O deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que propôs a audiência, comparou o Brasil a um “trem descarrilhado” que precisa ser colocado no trilho. Para ele, a educação, no sentido amplo do termo, é o caminho a ser seguido. “O Brasil está se tornando o Brasil do ‘eu’ e precisamos transformá-lo no Brasil do ‘nós’”, afirmou o deputado.
Para o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Ricardo Izar (PTB-SP), existe, atualmente, a percepção de que, além de julgar deputados, deve ser estabelecido contato maior com a sociedade. De acordo com o parlamentar, “infelizmente sentimos que não existe mais a palavra ética em quase nenhum setor da sociedade".
Leia também
A audiência, que visa discutir a difusão de princípios, conceitos e comportamentos éticos, está sendo realizada no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. (Ana Paula Siqueira)