O deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), relator do processo de quebra de decoro parlamentar do ex-líder do PP na Câmara, José Janene (PR), fez hoje um apelo ao Conselho de Ética para que o órgão tente, mais uma vez, ouvir o deputado, que está de licença médica desde setembro. De todo modo, Carneiro já reservou o dia 15 de maio para a leitura de seu parecer no órgão.
Carneiro vai esperar um retorno de Janene até a próxima terça-feira (2). Ele se dispôs a ir ao Paraná ouvir o deputado, acometido de uma cardiopatia, ou até mesmo a enviar um questionário por escrito.
Com ou sem o depoimento do acusado, Carneiro pretende ouvir, na semana que vem, como testemunhas do caso, os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e José Linhares (PP-CE).
José Janene é acusado de ter se beneficiado com recursos sacados das contas do empresário Marcos Valério de Souza no valor de R$ 4,1 milhões.
Suspensão negada
O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), informou nesta tarde, durante reunião do colegiado, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, negou o pedido de liminar na ação proposta por Janene, que pedia a suspensão do processo em curso no Conselho.