O presidente Lula disse hoje (14), no programa semanal de rádio Café com o Presidente, que o Papa Bento XVI demonstrou compromisso com as questões sociais durante os cinco dias em que esteve no Brasil ao abordar temas como violência e criminalidade.
“Eu achei extremamente importante. Veja, muita gente fala, escreve e dá palpite antes, dizendo que o papa era extremamente conservador e queria tocar apenas em temas conservadores quando, na verdade, o que aconteceu foi que o papa teve um comportamento de muito compromisso com as questões sociais”, disse o presidente.
O presidente defendeu a integração religiosa na América Latina e a manutenção do Estado laico, ou seja, separado da Igreja, como forma de respeitar todas as manifestações religiosas existentes no país. Lula afirmou que tratou do assunto na conversa com Bento XVI, na última quinta-feira.
“Conversei com o papa sobre a necessidade da integração religiosa na América Latina, porque a Igreja Católica na América Latina também tem um peso muito importante. Nós estamos, já há algum tempo, falando em integração da América Latina, integração cultural, integração social, integração energética, integração de ferrovia, tudo. É importante que haja uma integração religiosa”, afirmou.
Leia também
No encontro que teve com o papa, o presidente falou sobre o programa Bolsa Família e as políticas adotadas pelo seu governo para os jovens e pediu que a Igreja discuta o aquecimento global e a produção de biocombustíveis na África.
“Eu até pedi ao papa que ele não deixasse de, nas discussões da Igreja pelo mundo afora, discutir a questão do aquecimento do planeta, discutir a questão dos biocombustíveis e, sobretudo, discutir como fazer para ajudar os países africanos que podem ter no biodiesel a solução de desenvolvimento que não tiveram no século 20”, disse Lula.
Clique aqui para a ler a íntegra do programa Café com o Presidente. (Edson Sardinha)