Em plena crise do mensalão, a corrupção, enfim, atingiu o segundo lugar no ranking dos problemas nacionais que mais preocupam os brasileiros. É o que revela pesquisa da Market Analysis, realizada desde 1999 em oito capitais do país. Pela primeira vez, a corrupção apareceu entre as grandes questões nacionais, com 19,8% das menções – atrás apenas do desemprego, mencionado como principal problema por 32,6% dos entrevistados.
"Desde o fim da inflação, com o Plano Real (1994), o desemprego, a pobreza e a violência têm sistematicamente figurado como principais problemas, porque têm uma relação direta com o bem-estar material", analisa o diretor da Market Analysis, o cientista político Fabian Echegaray.
Segundo ele, o resultado da pesquisa reflete a interpretação de parte do público de que a corrupção também atinge seu bem-estar material. "As pessoas passaram a fazer a conexão de que a falta de transparência e eficiência do poder público afeta diretamente seu bolso", afirma. "A previsão é de que o tema veio para ficar, não só como assunto de eleição, mas como cobrança aos políticos", completa Echegaray.
Deixe um comentário