Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Sou da Paz revela que mais de 90% dos brasileiros querem maior controle sobre a importação e exportação de armas. E não é só aqui. A pesquisa foi realizada no último mês de maio em outros cinco países – Guatemala, Canadá, África do Sul, Grã-Bretanha e Índia. Em todos, os entrevistados manifestaram desejo de maior controle internacional sobre o comércio de armas de fogo.
No Brasil, 93% das pessoas ouvidas querem medidas mais rígidas para controlar o destino das armas exportadas. Outros 96% pedem mais controle sobre a importação de armas. E 94% declararam ter medo de serem vítimas da violência armada.
Esses resultados estão sendo divulgados pela Campanha Control Arms, uma iniciativa internacional que visa ao controle do comércio mundial de armas de fogo, sob coordenação das ONGs Oxfam, Anistia Internacional e IANSA (rede de ONGs pró-controle de armas), que aqui no Brasil é coordenada pelo Instituto Sou da Paz.
Os dados serão discutidos em Nova York, a partir de 26 de junho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre armas leves, que deve pedir a implantação de um Tratado Internacional que regulamente o comércio de armas de fogo em todo o mundo.
Leia também