Porta-voz do Vaticano será uma mulher
A escolha de uma jornalista para a função de nova diretora de comunicação do Vaticano é estratégica. Numa instituição na qual predomina o universo masculino, é uma maneira da Igreja se aproximar do público feminino e também uma mostra do empoderamento das mulheres em diversas áreas e atividades profissionais.
A função de porta-voz é muito importante para qualquer organização e mais ainda para o Vaticano, núcleo oficial da Igreja Católica, o menor país do Globo, uma cidade-estado autônoma.
O porta-voz fala pela instituição e é o principal guardião da sua imagem e reputação. É uma função com muita responsabilidade e que exige preparo constante.
Leia também
Ele é o escolhido pela empresa/instituição para falar em seu nome e vocalizar seus conceitos, valores e atuação. O importante é ter clareza que o papel do porta-voz é o de marcar a presença institucional no debate público com credibilidade e disposição para relacionar-se com os jornalistas – e o mundo.
Publicidade
Gigantes da retórica brilham na convenção dos democratas
Os discursos de Michelle Obama, Barack Obama, Bill Clinton e Bernie Sanders na convenção do Partido Democrata que indicou Hillary Clinton a primeira candidata às eleições para presidente dos Estados Unidos foram um show de retórica. Todos mostraram ter completo domínio na arte da palavra. Emocionaram plateias como há muito não se via. Michelle levantou a multidão ao final, rostos estampando a emoção, e a concordância com suas afirmações e pausas.
Para quem não acompanhou, vale a pena assistir a fala de Michelle aqui!
Campanhas e disputas eleitorais em 2016 serão pelas redes sociais
Com a nova legislação eleitoral, de campanhas políticas curtas e modestas pela proibição de doações de pessoas jurídicas, os prefeitos e candidatos estão recorrendo às redes sociais para divulgar obras, resultados e plataformas de gestão.
As próximas eleições serão um grande laboratório não só para os estudiosos de campanhas políticas, mas também para quem acompanha a evolução das tecnologias de comunicação digital. A disputa vai se dar mesmo é no ambiente virtual. Há novidades também nas regras eleitorais nas redes sociais: agora é proibido usar robôs para impulsionar o engajamento.
Mulheres profissionais e poderosas ganham emojis
Em breve, os usuários da internet terão 11 novas figurinhas para ajudar nas mensagens instantâneas. O Google percebeu que as mulheres já dominam diversas profissões no mercado de trabalho, mas ainda não tinham emojis próprios. E tratou de providenciar novos ícones para valorizar a diversidade de carreiras nas quais o mundo feminino já está em maioria.
Nas redes, como na vida real, as mulheres ocupam cada vez mais espaço.