Em seu último dia de visita ao Brasil, o papa Bento XVI celebrou a missa campal no palco montado em frente ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O pontífice chegou à basílica por volta de 9h40 e começou a celebração às 10h. Este foi o último encontro agendado com o público. À tarde, o pontíficie participará apenas de reuniões reservadas com o episcopado.
Durante a homilia, parte da missa em que o celebrante interpreta as duas leituras e o evangelho lidos anteriormente, Bento XVI explicou o “método” com que a Igreja Católica age. De acordo com ele, assim como faziam os apóstolos e anciãos, “os chefes da Igreja discutem e defrontam, sempre, porém, em atitude religiosa de escuta da Palavra de Cristo no Espírito Santo”.
O papa afirmou, ainda, que a missão da Igreja é espalhar a palavra de Deus, cujo principal fundamento é o amor. E concluiu dizendo: “A Igreja não faz proselitismo. Ela cresce muito mais por ‘atração’. Como Cristo ‘atrai todos a si’ com a força do seu amor, que culminou no sacrifício da Cruz, assim a Igreja cumpre a sua missão na medida em que, associada a Cristo, cumpre a sua obra conformando-se em espírito e concretamente com a caridade do seu Senhor”.
Leia também
Ao final da celebração, encerrada ao meio-dia, o pontífice desejou um feliz dia a todas as mães e lembrou dos 119 anos da abolição da escravatura no Brasil, completados hoje (13).
Abaixo da expectativa
Compareceram à celebração cerca de 200 mil pessoas, de acordo com estimativas do Exército. O público ficou bem abaixo da expectativa inicial dos organizadores, que era de 600 mil pessoas. Ontem, no entanto, o Exército já havia reduzido a estimativa de público esperada para hoje para 250 mil.
Devido ao calor e à longa duração da celebração, muitos fiéis passaram mal e tiveram de receber atendimento médico. A cada hora, foram atendidas, em média, 100 pessoas. Uma número menor do que o dos outros dias da visita papal, quando estavam sendo feitos, em média, 600 mil atendimentos/hora.
Apenas hoje, os bombeiros precisaram socorrer mais de 100 pessoas em estado grave. Uma delas, chegou a sofrer, inclusive, uma parada cardiorespiratória.
Últimos compromissos
Ao deixar o palco da celebração, Bento XVI voltou para o Seminário Bom Jesus onde almoçou e está descansando.
Os fiéis ainda demoraram para deixar a praça em frente à basílica. Eles aguardavam que Bento XVI voltasse de papamóvel para o Seminário Bom Jesus, onde está hospedado, passando mais uma vez entre a multidão. Contrariando a expectativa, o papa saiu pelos fundos da basílica, deixando seu adeus apenas ao sair do altar onde foi celebrada a missa.
O último compromisso de Bento XVI no Brasil será a sessão inaugural da 5ª Conferência geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. A reunião será realizada às 16h no subsolo da basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Por volta das 18h30, o papa seguirá para o heliporto de Aparecida, onde pegará um helicóptero para o aeroporto de Guarulhos (SP). O avião do pontífice seguirá para Roma ainda na noite de hoje (13). (Soraia Costa)