O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, divulgou nota à imprensa nesta sexta-feira (13) desautorizando membros de sua equipe a se manifestarem “sobre temas fora da competência funcional dos órgãos que dirigem”.
A nota faz referência a comentários feitos pelo secretário do Tesouro, Joaquim Levy, no jornal Valor Econômico. Segundo a reportagem, Levy questiona a curva de juros no mercado diante da falta de indicação de riscos pelo Banco Central.
“Que diabo de aversão a risco é essa, que leva a expectativa de juros reais de dois dígitos e que o BC não aponta?”, questionou Levy. “Ou a ficha vai cair ou tem algum risco. Mas é difícil ter risco que o BC não esteja vendo. E se o BC não os assinala, acho que ele está perfeitamente confortável com o ajuste da curva de juros”, completou.
De acordo com a nota do ministério da Fazenda, o secretário “esclareceu ao ministro Palocci que não expressou ao citado jornal opiniões sobre política monetária”.
“De qualquer forma, o ministro Palocci desautoriza e desaconselha quaisquer manifestações públicas de membros de sua equipe sobre temas fora da competência funcional dos órgãos que dirigem”, diz o texto.
Leia também