Fábio Góis
Os gaúchos parecem estar mesmo em alta no Rio de Janeiro. Às vésperas do carnaval e na esteira dos 464 anos da Cidade Maravilhosa, celebrados na última terça-feira (1º), o senador Paulo Paim (PT-RS) vai cair nas graças do povo nos próximos dias ? a exemplo de Ronaldinho Gaúcho, que deu o título da Taça Guanabara ao Flamengo, no último domingo (27), ao converter cobrança de falta em gol. Paim será o homenageado do tradicional Bloco dos Aposentados, e já confirmou presença e ?muito samba no pé?.
?Será um dia de paz, alegria, confraternização e de reencontrar os amigos. O meu coração está explodindo de felicidade?, festeja Paim, segundo documento distribuído pela assessoria de imprensa, no qual o senador é caricaturado equilibrando um pandeiro, com figurino muitos números abaixo do que usa.
O bloco abrirá na próxima sexta-feira (4) o resgatado carnaval de rua carioca. Paim é tratado pela direção da agremiação como ?Pai dos aposentados? ? epígrafe que, aliás, é o tema deste ano. Trata-se, segundo a presidente da Federação das Associações dos Aposentados do Rio de Janeiro, Yedda Gaspar, de reconhecimento pelo trabalho do senador em defesa da categoria.
A defesa que Paim faz da classe dos aposentados e de temas correlatos ? salário mínimo, fator previdenciário etc. ? já registrou episódios como vigília no plenário do Senado. Há duas semanas, porém, o senador se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff e, na semana de votação do novo salário mínimo, decidiu votar com o governo por um valor menor do que chegou a defender. Por fim, Paim saiu do episódio com a promessa de que outras demandas dos trabalhadores e aposentados seriam atendidas.
?A concentração do Bloco dos Aposentados inicia às 15h, na Candelária, e eles seguem posteriormente pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, no Centro da Cidade Maravilhosa?, avisa o serviço do bloco, para quem estiver com a sorte de passar o carnaval no Rio e quiser seguir a charanga de Paim.