O candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo PMDB, Eduardo Paes, subiu um ponto percentual na última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada ontem, e aumentou a distância para o segundo colocado, o senador Marcelo Crivella (PR). O peemedebista agora tem 26% das intenções de voto contra 18% de Crivela, que caiu três pontos comparado à consulta anterior. O Datafolha ouviu 930 eleitores cariocas de 16 anos ou mais, nos dias 17 e 18 de setembro de 2008.
Na terceira posição continuam empatados Jandira Feghali (PCdoB), com 13%, e Gabeira (PV), com 11%. A candidata recebe intenção de voto equivalente à do levantamento anterior, enquanto Gabeira tem oscilação positiva de três pontos percentuais (de 8% para 11%).
Considerando a margem de erro – de três pontos para cima ou para baixo -, os demais candidatos continuam estáveis na disputa: Solange (DEM) obtém 5%, Molon (PT) alcança 4%, Chico Alencar (PSOL) tem 3%, Paulo Ramos (PDT) consegue 2%, Filipe Pereira (PSC) e Eduardo Serra (PCB) atingem 1%, cada, enquanto Antonio Carlos (PCO) e Vinicius Cordeiro não chegam a um dígito.
Leia também
A pesquisa aponta também que 17% os eleitores ainda não escolheram um candidato, sendo que 11% mantêm a pretensão de votar em branco ou anular, e 6% continuam indecisos.
Em um eventual segundo turno, o candidato do PMDB vence tanto Crivella quanto Jandira nas simulações. Se competisse hoje com Crivella, Paes venceria com 53%, contra 32% do adversário. Contra a comunista, o peemedebista também sairia com a vitória, mas com uma margem menor: 48% a 37%. Já na hipótese Jandira contra Crivella, a candidata teria a vitória com 47%, contra 36% do candidato. Votariam em branco ou anulariam 14%, revelam-se indecisos 2%.
A pesquisa também analisou a rejeição dos candidatos a prefeito do Rio. O levantamento mostrou que Crivella continua com a maior rejeição, com 34% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida vêm Solange e Gabeira, com 26% e 22%, respectivamente. Eduardo Paes tem 15%. (Mário Coelho)