Em pronunciamento realizado há pouco em cadeia de rádio e TV, o presidente Lula destacou o bom momento pelo qual passa a economia brasileira. “Já podemos dizer com certeza que nossa economia cresceu mais de 5%”, afirmou, ressaltando a criação de mais de 1 milhão de empregos formais entre janeiro e novembro deste ano.
Lula também destacou a saída de 20 milhões de brasileiros das classes D e E, demonstrada em recente levantamento feito pelo Datafolha, e a inclusão do Brasil – pela Organização das Nações Unidas (ONU) – na lista dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Inclusão social não é só uma expressão bonita e desejada, mas uma realidade”, comemorou o petista. Segundo ele, “o Brasil descobriu como fazer crescimento econômico com inclusão social”.
Ele também afirmou que em 2008, por conta das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o país se transformará em um “canteiro de obras”. “As décadas perdidas ficaram para trás. Não só estamos fazendo mais, como estamos fazendo muito mais barato”. “A casa está arrumada e os resultados começam a aparecer”, complementou.
Leia também
CPMF
Em relação ao fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que injetaria cerca de R$ 40 bilhões no Orçamento da União no próximo ano, Lula disse que “respeita” a decisão do Congresso. O petista destacou que o povo brasileiro encontrará “uma solução para o problema”.
“Há mais brasileiros e brasileiras olhando para o futuro com esperança. Somos um povo capaz de enfrentar as maiores dificuldades e resolver qualquer problema. Que 2008 seja ainda melhor do que 2007”, finalizou. (Rodolfo Torres)