O deputado Jilmar Tatto (SP), um dos candidatos à presidência do PT, afirmou hoje que está confiante em sua ida ao segundo turno da eleição que ocorre neste domingo em todo o país. Cerca de 900 mil filiados estão aptos a escolherem o presidente da sigla. O resultado sairá apenas na próxima semana, uma vez que a votação é realizada por meio de cédulas de papel, com contagem manual dos votos.
“Estou otimista, mas temos agora que esperar o resultado. O clima é de festa”, afirmou. Clique aqui para saber mais sobre Jilmar Tatto O petista ressaltou ao Congresso em Foco que sua candidatura é a que trará “renovação” à legenda. “O PT tem que voltar para os movimentos sociais. A militância quer mudança”. Tatto também afirmou que, se for eleito, trabalhará para que o partido tenha candidatura própria nas próximas eleições presidenciais.
Questionado sobre a possibilidade de o presidente Lula concorrer ao Planalto em 2010 por meio do plebiscito que o partido quer organizar para formar uma assembléia constituinte "exclusiva e soberana" pela reforma política, Tatto foi enfático: “Não existe esta possibilidade. O Congresso Nacional tem um perfil conservador, e não fará a reforma política. Queremos uma constituinte exclusiva para a reforma política, que promova o financiamento público de campanha, a fidelidade partidária e discuta a representação dos estados.”
Leia também
Além de Tatto, outros seis candidatos disputam as eleições para a presidência do PT: Ricardo Berzoini, José Eduardo Cardozo , Valter Pomar, Markus Sokol, Gilney Viana e José Carlos Miranda. (Rodolfo Torres)