Líderes da oposição ao governo vão apresentar, nesta terça-feira (7), pedidos de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar de supostas irregularidades na Casa da Moeda. Como as comissões permanentes da Câmara ainda não estão funcionando, a intenção é ouvi-lo em audiência pública no plenário. A expectativa é que os requerimentos sejam analisados na reunião de líderes prevista para a tarde de hoje.
Até o momento, foram apresentados requerimentos assinados pelos DEM e pelo PPS. Os oposicionistas querem explicações de Mantega sobre a nomeação e a manutenção cargo do ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci. O economista, demitido no fim de janeiro, é suspeito de cobrar propina de fornecedores e remeter US$ 25 milhões para contas bancárias no exterior em seu nome e de sua filha.
Leia também
“Até agora esse caso da Casa da Moeda permanece sem explicação convincente. Por se tratar de uma área sensível do governo, Mantega precisa vir ao Congresso para esclarecer se houve mesmo cobrança de propina no órgão e porque manteve uma pessoa suspeita de corrupção no cargo. Não dá para empurrar essa história para baixo do tapete”, disse o líder do PPS, Rubens Bueno (PR).
Pela manhã, no Senado, foi lido o pedido de convocação de Mantega na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O presidente do colegiado, Delcídio Amaral (PT-MS), prometeu colocar o requerimento em votação na próxima terça-feira (14).