Os deputados discutem, neste momento, a medida provisória que cria a TV Brasil. Apelidada pelos oposicionistas de “TV Lula”, a MP 398/07 cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), à qual está subordinada a TV Brasil, rede pública criada a partir da fusão da Radiobrás e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp).
A oposição promete "dar trabalho" ao governo e obstruiu a análise da matéria, apresentando seguidos requerimentos em que pede o adiamento dos trabalhos. Ou seja, não há previsão para o término da sessão. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que deixou hoje a liderança do seu partido na Câmara, classificou a criação de uma nova TV como um "desperdício de recursos". Segundo o gaúcho, a instalação da TV Brasil vai consumir cerca de R$ 1 bilhão.
Outro ponto criticado por Onyx é o fato de que a sede da nova TV será no Rio de Janeiro, e não em Brasília. "Esta TV já começa mal", sentenciou.
Por sua vez, o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), ressaltou que a nova TV vai "democratizar a comunicação social no país", promovendo a "diversidade regional do Brasil e suas produções independentes". O petista destacou que a MP "abre mão de uma concentração", que é histórica no setor de comunicações. (Rodolfo Torres)