As três principais legendas oposicionistas na Câmara (DEM, PPS e PSDB) divulgaram nota conjunta nesta terça-feira (16) declarando apoio à candidatura do peemedebista Michel Temer (SP) à presidência da Câmara.
“Político experiente, constitucionalista e respeitado nacionalmente, Temer também é o nome capaz de congregar dentro da Câmara todas as forças políticas em um momento fundamental para o país, principalmente porque em 2009 o Congresso Nacional terá de tomar decisões firmes proteger o Brasil da crise econômica”, afirma a nota conjunta.
O anúncio formal do apoio à candidatura de Temer será feito amanhã, no Plenário 5 da Câmara, a partir das 11h30.
Além dos oposicionistas, a candidatura de Temer conta com o apoio dos petistas. Na eleição passada para o comando da Casa, em 2007, os peemedebistas apoiaram o candidato do PT, Arlindo Chinaglia (SP). (Rodolfo Torres)
Confira a íntegra da Nota
As bancadas do PSDB, PPS e DEM decidiram nesta terça-feira (16) apoiar oficialmente o nome do deputado federal Michel Temer (SP) para presidir a Câmara dos Deputados no biênio 2009/2010.
Leia também
O acordo foi definido nos últimos dias, em conversas internas das bancadas e em tratativas entre os líderes dos três partidos. Desses debates, tirou-se o entendimento de que a melhor maneira de fortalecer o Parlamento brasileiro é adotar a proporcionalidade partidária como forma de divisão dos espaços na Mesa Diretora.
Assim, o nome do presidente nacional do PMDB, Michel Temer, é o mais indicado pra comandar a Câmara dos Deputados, Casa que já dirigiu de 1997 a 2000.
Político experiente, constitucionalista e respeitado nacionalmente, Temer também é o nome capaz de congregar dentro da Câmara todas as forças políticas em um momento fundamental para o país, principalmente porque em 2009 o Congresso Nacional terá de tomar decisões firmes proteger o Brasil da crise econômica.
O anúncio formal será feito nesta quarta-feira (17), em entrevista dos três líderes partidários e do deputado Michel Temer. A coletiva acontecerá no Plenário 5 do corredor das comissões da Câmara dos Deputados, às 11h30.
José Aníbal, líder do PSDB.
Fernando Coruja, líder do PPS.
Antonio Carlos Magalhães Neto, líder do DEM.