O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) reuniu 35 assinaturas para solicitar abertura de uma CPI que pretende investigar os repasses do governo federal a Organizações Não-Governamentais (ONG).
Para a instalação de um CPI, são necessárias pelo menos um terço das assinaturas dos senadores (27). A oposição espera apurar se a ONG Unitrabalho, que tem como colaborador o petista Jorge Lorenzetti (ex-analista de risco e mídia da campanha de Lula, Lorenzetti é acusado de envolvimento no caso da compra de um dossiê contra candidatos tucanos), teria recebido mais de R$ 18 milhões da União desde o início do governo Lula.
"Queremos uma CPI para saber o que se fez no Brasil com R$ 1,5 bilhão já levantados até agora de recursos federais para as ONGs", afirmou o senador pefelista.
Heráclito Fortes só apresentará o pedido de instalação da CPI ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após a realização das eleições.
"Não tem nenhum membro do governo passado respondendo processo, preso ou cassado. Todos os escândalos desse governo foram com pessoas envolvidas no próprio governo", declarou o senador do PFL. (Rodolfo Torres)