De acordo com o Jornal Nacional, da Rede Globo, a Polícia Federal realizou hoje (4) uma busca na casa de Genival Inácio da Silva. Ele, mais conhecido como Vavá, é irmão do presidente Lula e mora em São Bernardo do Campo (SP). Ainda de acordo com o telejornal, o mandado de busca foi expedido pela 5a Vara da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. Segundo a Polícia Federal, a busca está relacionada à Operação Xeque-Mate, deflagrada hoje.
A operação tem por objetivo desmontar quadrilhas especializadas em crimes como contrabando, corrupção e tráfico de drogas, além de envolvimento em jogos de azar. Até agora, já foram presas 77 pessoas. A Operação Xeque-Mate conta com a participação de cerca de 600 agentes, que cumprem 87 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rondônia e Minas Gerais.
O Jornal Nacional entrou em contato com Edson Inácio da Silva, filho de Genival, que afirmou que os policiais chegaram às 6h de hoje, informando que o mandado dizia respeito a uma investigação sobre caça-níqueis. Edson Inácio da Silva afirmou que no momento em que os agentes chegaram, encontravam-se na casa Genival apenas a mulher dele e uma filha. Ele declarou que os policiais ficaram duas horas na casa e saíram sem levar nada. Para Edson, a busca ocorreu porque o pai dele teria conversado ao telefone com alguém monitorado pela PF. (Rodolfo Torres)
Leia também
Leia também
Câmara aprova MP do financiamento às exportações
Após muito debate, a Câmara aprovou na noite de hoje (4), por 272 votos favoráveis a 69 contrários, a Medida Provisória 363/07. Ela permite ao Tesouro Nacional financiar a exportação de bens e serviços a países com baixo nível de renda. A medida modifica a lei que trata dos financiamentos com recursos do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). A matéria vai ao Senado.
O deputado Reinaldo Nogueira (PDT-SP), relator da matéria, recomendou a aprovação do texto integral. A oposição criticou bastante a medida. De acordo com o deputado Roberto Magalhães (DEM-PE), a proposta ajuda a política externa do governo federal e não o exportador brasileiro.
O governo, por sua vez, defendeu a proposta. “Exportar é gerar empregos”, afirmou o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice-líder do governo. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) também defendeu a medida. “Nós estamos viabilizando que o nosso produtor possa colocar no mercado internacional o seu produto”. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário