A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), a Operação Carrossel II para combater a pornografia infantil na internet. Em 17 estados e no Distrito Federal, 650 policiais cumprem 113 mandados de busca e apreensão. Eles procuram materiais como computadores, discos rígidos, armazenadores de dados portáteis (pen drives), cartões de memória, CDs e DVDs.
De acordo com a PF, as equipes contam com um perito em informática para analisar previamente os equipamentos apreendidos. A ação converge com a CPI da Pedofilia no Senado, instalada em março deste ano.
A Operação Carrossel II acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Goiás, Rio Grande do Norte, Pará, Bahia, Ceará e Sergipe.
A Operação Carrossel já identificou 200 pedófilos em 70 países. “A Polícia Federal e a Interpol têm mantido contato com as autoridades policiais desses países no sentido de auxiliar na prisão dos criminosos”, informa comunicado da PF, divulgado hoje.
Em dezembro do ano passado, os agentes prenderam três pessoas em flagrante na primeira fase da operação. E cumpriram 102 mandados de busca e apreensão. O material analisado resultou na abertura de inquéritos.