O líder dos DEM na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), pediu hoje (31) à Executiva do seu partido a expulsão do senador Lobão Filho (DEM-MA), que tomou posse ontem, ao assumir a vaga deixada por seu pai, o novo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB). Segundo comunicado de Onyx, não há condições de o novo senador continuar no partido “tanto no aspecto político quanto no ético”.
“Politicamente, Lobão Filho tem amplas relações com a base governista. É só lembrar que ele veio para o Senado na vaga deixada por Edison Lobão, o ex-senador que traiu os Democratas e agora ocupa o Ministério das Minas e Energia no governo Lula”, afirmou o líder. O pai de Lobão Filho saiu do DEM, ingressou no PMDB e conquistou uma vaga no governo meses depois. “Como é que nós vamos trabalhar estrategicamente no partido com um senador tão ligado ao governo que combatemos bravamente?", reclamou o deputado.
O deputado ainda ressaltou o problema ético vivido por Lobão Filho. Ele foi dono de uma distribuidora de bebidas endividada de impostos. Mas o então empresário passou suas cota na sociedade para uma empregada doméstica, uma “laranja”. Ontem, Lobão Filho se defendeu dizendo que repassou sua parte na empresa para a pessoa indicada por seus ex-sócios, que assumem o delito e estão pagando a dívida para com a Receita Federal.
Lobão Filho disse que espera sair de forma “amigável” do DEM e se filiar no PMDB, PTB ou PR, partidos que já o convidaram. (Eduardo Militão)
Leia também