Mário Coelho
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou nesta quinta-feira (26) que o órgão entregará na próxima semana o Relatório de Análise de Pertubação (RAP) sobre o blecaute que atingiu 18 estados e o Distrito Federal em 10 de novembro. O prazo dado pelo Ministério das Minas e Energia para a apresentação do material termina em 15 de dezembro.
“Temos 30 dias dados pelo ministro, mas pela relevância e pela importância, estamos fazendo todos os esforços para entregar na próxima sexta-feira, dia 4”, disse Chipp, de acordo com a Agência Brasil. O relatório, que será encaminhado para o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE), deverá trazer a conclusão dos técnicos do ONS sobre o que causou o blecaute. O diretor-geral da ONS participou na manhã de hoje de uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.
Segundo Chipp, já é possível garantir que o blecaute foi motivado por questões técnicas isoladas, nas linhas de distribuição da energia gerada na Usina de Itaipu, entre as cidades de Ivaiporã (PR) e Itaberá (SP), devido a três curtos-circuitos simultâneos, que geraram um efeito dominó em outros estados.
O diretor-geral da ONS descartou, no entanto, qualquer tipo de comparação com os apagões de 1999 e 2002, ocorridos, segundo explicou, por falta de investimentos no setor elétrico, mas não garantiu que o sistema está livre de outras interrupções de energia como a ocorrida recentemente. “Temos que identificar os problemas e criar medidas preventivas que os reduzam – afirmou Hermes”, segundo a Agência Senado.
Na semana passada, a ONS repassou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma apresentação mais detalhada sobre o que foi descoberto até o momento. Aparelhos registradores do fluxo de carga nas linhas de alta tensão são a origem para essa análise, porque eles funcionam como as caixas-pretas dos aviões, registrando todas as alterações no momento do blecaute.
Leia também:
Backup de Itaipu custaria R$ 600 milhões por mês
Leia também